sábado, 22 de junho de 2019

Depoimento de Paulo Pt Barreto sobre Projeto TOQUE e Ciclo de Encontros OLHARES TRANSVERSOS - PROGRAMAS PÚBLICOS


Fazer parte do projeto TOQUE é privilégio para um artista, especialmente por não existirem pré-requisitos para  participação nessa coautoria - a não ser o desejo de realizar um autorretrato em relevo, com papel e cola. Digo isso pensando no contexto das artes, que considero extremamente parametrizado, há muito. Em TOQUE o que realmente conta é a capacidade de expressão que cada pessoa traz dentro de si, de forma latente, e que os participantes tem a possibilidade de materializar. Penso que essa é a essência, a verdadeira natureza do fazer artístico e de ser artista.

No meu caso,  tenho atuado nas artes visuais por mais de 30 anos e  nunca havia realizado uma escultura, a não ser com auxílio do meio digital, pois não tenho a necessária mobilidade  nas mãos para um trabalho dessa natureza. Na elaboração do autorretrato de TOQUE contei  com a parceria de meu aluno no Centro Universitário SENAC - São Paulo, Roberto Schmitz. Empregamos um princípio de topografia -  a curva de nível - que resultou  numa máscara muito interessante e única.

Participei, durante a mostra de TOQUE na Biblioteca Guita e José Mindlin, da mesa de um dos encontros do ciclo OLHARES TRANSVERSOS – PROGRAMAS PÚBLICOS, que focou temas levantados pelo projeto, entre eles a inclusão. Dialogar com pessoas que eu tanto admiro foi algo especial. Contamos com um público muito qualificado, de áreas diferentes daquelas nas quais atuo. Mostrar meu trabalho nesse recorte generoso constituiu uma ótima oportunidade. Percebi que minha fala contribuiu de alguma forma para esclarecer pontos importantes desse projeto,  jogando luz sobre toda uma trajetória de trabalhos colaborativos anteriores, nos quais participei e que resultaram por fim na produção dessa instalação. Nesse encontro a essência humanista  de  TOQUE ganhou ainda mais nitidez: um projeto extremamente oportuno, ainda mais quando pensamos no tempo em que vivemos.


Paulo Pt Barreto
articulador  e coautor de TOQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário